segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A ORÍGEM DO CONHECIMENTO

O conhecimento é o resultado de uma experiência. Conhecimento é o que resta de um encontro. É aquilo que permanece após um contato. Tanto a experiência como o encontro, necessitam de dois: o conhecedor e o conhecido. Então, quando esses dois se encontram, nasce o conhecimento, que no fundo, no fundo não é mais que uma interpretação. Mas o que está sendo encontrando? Será a realidade ou a irrealidade? com que base é feita a interpretação?

O conhecedor é o sujeito; o conhecido é o objeto e; o conhecimento é a informação, a lembrança, a cultura que fica armazenada na memória. Quantas coisas no mundo nós temos conhecido? Quantas delas são reais? Cuidado, alguém está sempre inventando mentiras, e elas estão sendo aceitas por serem “perfeitas” argumentações. Por isso é bom lembrar que nem sempre argumentos são reais, e convencem porque satisfazem.

Vá ao cinema; olhe para a tela. Lá você vê o ator, você vê a flor, a paisagem, a imagem... Então você sorrir, você rir, você chora, você comemora... O que é real? A tela! Porque você só pode tocar nela... Mas ninguém fala dela, ninguém percebe ela... E esse é o nosso conhecimento.

Então a questão é: "se o conhecimento é oriundo da realidade ou da irrealidade"

Edson Carmo
http://edsoncarmo-amor.blogspot.com/